domingo, 17 de novembro de 2013

Descrição de Tirinha Cômica





Atividade com descrição
 


Legenda: tira cômica, sem título, com a personagem argentina Mafalda, do cartunista Quino.

Descrição: a tirinha colorida, com 4 quadros, mostra Mafalda, uma menininha de aproximadamente 7 anos, com blusa vermelha de gola branca, laço vermelho no cabelo preto com franja, lendo um livro, que está sobre uma mesa redonda. Suas falas estão dentro de balões. 

Q1– Mafalda debruçada sobre o livro, com a mão segurando o rosto, lê: Ema vê a mesa da sala de estar.
Q2 – Mafalda vira-se para o lado e pergunta: Mamãe, o que é sala de estar?
Q3 – Sentada à mesa, com as mãos sobre o livro, ela escuta a resposta: É living. Ela responde: Ah, bom!
Q4 – Mafalda, com a testa franzida e debruçada sobre o livro e a mão segurando o rosto, reclama: Afinal, por que eles não escrevem esses livros na língua da gente?

Tirinha disponível em:
BRASIL. Nota Técnica, Nº. 21. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. MEC/SECADI/DPEE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=10538&Itemid=.

As tirinhas é um gênero textual muito aceito entre as crianças pois elas são como as histórias em quadrinhos, ou seja, utiliza-se de quadros para narrar um fato. Quadros estes que contém desenhos e, na maioria das vezes, as falas estão nos balões. Contudo,  seu tamanho é menor que as histórias em quadrinhos, sendo algo para uma leitura rápida. O tipo de tira mais popular é a de humor, porém, ela pode ser de qualquer gênero. 



Você pode desenvolver essa atividade na sala de aula regular com toda turma ou na sala de recursos multifuncionais em grupo ou individual.
Poderia imprimir a imagem da tirinha em tamanho ampliado e colocado em cartaz.
A professora apresentaria a tirnha e leria a descrição da mesma contemplando assim tanto os alunos ditos normais como os com deficiência visual. 

É possível também acessar o aplicativo para converter essa tirinha em áudio, acessando  o site do SOAR www.soarmp3.com.br  . É um serviço online que permite transformar texto em voz, com a possibilidade de salvar em um arquivo MP3, é bastante apropriado para trabalhar os textos com as pessoas com deficiência visual.
Tanto o site Soar quanto o VozMe são tecnologia online para apoiar o processo de inclusão sociodigital.

Os vídeos com áudiodescrição também tem a mesma funcionalidade do texto com descrição, no sentido de favorecer o aluno cego ou com baixa visão a incluí-los nas atividades de leitura como os demais alunos.

domingo, 20 de outubro de 2013

Jogos e atividades que favorecem a aprendizagem

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSISTA: Luzivete Pereira Viana


                  MONTA AS PALAVRAS  e  FONO  NA  ESCOLA        
  
DESCRIÇÃO

Monta Palavras Multidisciplinar





São 36 peças com letras e 12 cartelas no total. As peças ao serem combinadas formam palavras. De acordo com as orientações do fabricante este jogo: estimula as crianças desde pequenas a aguçar sua curiosidade e solucionar problemas simples é uma das melhores formas de desenvolver sua capacidade cerebral. Um jogo que reúne disciplinas em um só tema.

            Pude constatar a partir da seqüência didática realizada que esse é um jogo muito aceito entre os alunos com DI e que promove um avanço no aprendizado através do uso das estratégias metacognitivas e assim faz com que o aluno se aproprie dessas estratégias. Primeiramente a sequencia didática favoreceu o manuseio das peças do monta palavra, a montagem da sequencia do alfabeto, a observação das figuras, a montagem das palavras da cartela, do nome do aluno, o reconhecimento das letras que compõe os nomes e a escrita das palavras montadas. Depois no computador foi realizado a digitação das palavras montadas e a formatação das mesmas atribuindo cores a cada letra. No fono na escola foi realizada atividades com a trilha do alfabeto, e monte as sílabas corretas. Essa sequencia de atividade realizei em dois atendimentos de 1h30 cada.
Abaixo imagem dos alunos nessa sequencia didática.




Programa aplicativo Fono na Escola
        
Um software multimídia que ajuda no desempenho de crianças, jovens e adultos na fase de alfabetização. É um software atrativo com várias atividades que envolve leitura e escrita, raciocínio lógico, matemática, quebra-cabeça, noção espacial, horas, etc.

A APRENDIZAGEM
          Ao utilizar esses recursos em conjunto (monta palavras e fono na escola) pode ser explorado mecanismos de aprendizagem como: memória, socialização, atenção, concentração, motricidade, metacognição. Além de trabalhar a questão da leitura e escrita, matemática e ciências. Tanto o fono na escola como o Monta Palavras possibilita a associação da palavra a imagem, o aprendizado da seqüência do alfabeto, etc
 
 


domingo, 8 de setembro de 2013

Recursos de Tecnologia Assistiva



Os recursos de tecnologia assistiva podem ampliar as habilidades funcionais. Além disso, exemplos como engrossadores de lápis, aranha-mola, teclado colméia, são recursos que favorecem a aprendizagem da leitura e da escrita. Esses recursos embora muito importantes, são de baixo custo e podem ajudar à crianças, como Lúcia Maria, que tem Paralisia Cerebral e que necessita de adaptações para propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com a sua capacidade motora.




domingo, 4 de agosto de 2013

O papel do professor de AEE na escola e na sala de recursos multifuncionais e o plano de AEE.



O  professor que atua com o Atendimento Educacional Especializado tem uma grande responsabilidade na escola, pois faz parte de sua competência promover estratégias que colabore com os professores de sala de aula regular  para que possam desenvolver práticas de ensino inclusivas, como também favorecer o entendimento de toda comunidade escolar acerca do papel de cada um dentro da escola na promoção de uma escola inclusiva. Desse modo deve manter contato permanente com o professor de sala regular, com a família e com a coordenação de educação especial para que juntos possam encontrar caminhos que contribuam com aluno em sua especificidade.
De acordo com A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o AEE é oferecido aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superlotação, de forma complementar e/ou suplementar ao ensino regular, considerando as necessidades desses alunos.  
Na sala de recursos multifuncionais esse profissional deve identificar as necessidades de cada aluno e desenvolver uma prática pedagógica que favoreça o diálogo, a valorização da potencialidade dos mesmos procurando estratégias que eliminem barreiras de aprendizagens, também deve estar em constante formação para procurar melhorar sempre a sua prática pedagógica.
Através da atividade de estudo de caso proposto foi possível compreender o quanto é necessário um bom estudo de caso para conhecermos melhor o aluno e poder desenvolver uma proposta pedagógica que seja realmente eficiente para o mesmo. O estudo de caso pode ajudar ao professor de sala de recursos como ao professor de sala de aula regular encontrar o melhor caminho para o aluno se desenvolver. Gostaria de ressaltar que é um desafio para o professor de sala de recursos realizar o estudo de caso, pois não é fácil e exige muitas parcerias para que realmente tenha um bom resultado.
 Um bom estudo de caso favorece um bom plano de AEE que irá contribuir para identificar as necessidades educativas do aluno, verificar os recursos disponíveis, traçar estratégias adequadas e necessários para favorecer uma melhor aprendizagem e definir as atividades a serem realizadas visando a  participação plena e o desenvolvimento eficaz do aluno.

domingo, 26 de maio de 2013

Links Sugeridos para pesquisa


http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm

CURSO ON-LINE: Desafios e Superações



A educação on-line está ganhado cada vez mais espaço devido a necessidade de mercado nesse mundo globalizado onde as informações são cada vez mais aceleradas. A educação a distancia ganha cada vez mais espaço devido sua dinâmica de atender uma demanda cada vez maior de pessoas em busca de conhecimento e formação. De acordo co  Moran “ela é utilizada em situações onde o presencial não dá conta, ou levaria muito tempo para atingir um número grande de alunos”, por exemplo o governo federal tem investido muito no ensino a distancia para formar professores, caso não existisse essa modalidade de ensino seria difícil capacitar tantos profissionais no ensino presencial. No entanto, muitos professores desistem diante das dificuldades encontradas na realização desses cursos, e o resultado é que quem acaba perdendo com o não engajamento dos mesmos, são os alunos. Eu sei por experiência própria como é difícil se manter num curso a distancia, pois já perdi um porque deixei acumular atividades e não consegui organizar meu tempo. O principal motivo de ter perdido é que estava sem internet e tinha que fazer minhas atividades na lan-house e disponibilizava de pouco tempo para estar lá. Mesmo com alguns problemas que tive agora neste curso para postar as primeiras atividades estou comprometida com essa especialização, sei que preciso organizar melhor meu tempo e sou plenamente consciente de que se eu aprendo novos conceitos e valores e me capacito cada vez mais, na medida que participo das oportunidades que me são oferecidas.

O que é o atendimento educacional especializado?

Atendimento educacional especializado não é um reforço nem tampouco substitui o ensino regular, mas serve de suporte para se incluir o aluno no ensino regular e no meio em que vive, buscando estratégias para apoiar e minimizar suas dificuldades de aprendizagem, atenção, socialização e afetividade. De acordo com (SEESP/MEC, 2008)., o AEE “identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade considerando suas necessidades específicas". Um exemplo de atendimento educacional especializado é o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Quanto ao trabalho desenvolvido pode-se estimular o aluno a participar das atividades escolares, bem com nos ambientes da escola para facilitar sua socialização.